Quantcast
Channel: artigos TechNet
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8688

Adoção do Windows 8: Por onde começar?

$
0
0
Revisão Atual postado em artigos TechNet por Adriel Gavazza em 9/1/2013 20:38:55

Muitas empresas vêm, há algum tempo, demostrando interesse em dispositivos móveis, ou simplesmente, em mobilidade.

Smartphones, tablets, ultrabooks e até mesmo os netbooks ou mini-notebooks, são exemplos de uso de mobilidade. Acessar seus e-mails a qualquer hora, lugar e onde quer que estejamos, nos trás grandes vantagens, e embora no Brasil, o uso de dispositivos particulares, ainda é visto com desconfiança (muito disso, devido a falta de segurança quanto a propriedade de sistema operacional ou seja, licenciamento, incluindo aí, o licenciamento dos programas no dispositivo, assim como da segurança no uso das informações corporativas).

Muitos gestores de TI, consideram a adoção do Windows 8, por inúmeros motivos, sendo o uso de tablets a aplicativos com suporte a usuários móveis, o que impacta seriamente na infraestrutura de TI que suportará os planos de migração.

Um dos pontos fortes do Windows 8 é sem dúvida, a compatibilidade com o Windows 7, o que facilita a adoção de dispositivos do Windows 8 em ambientes Windows 7. Simplificando: A adoção será com um mínimo de impacto.

Mas, então o que devemos considerar quanto ao uso de dispositivos móveis dos usuários no ambiente corporativo?

A principal questão a ser considerada é como gerenciar a mobilidade dos usuários finais, com tecnologias baseadas na nuvem, o uso de dispositivos em cenários de BYOD (Bring Your Own Device, na tradução: Traga seu próprio dispositivo).

Podemos partir desse ponto quando pensamos no caminho de adoção.

As tendências tecnológicas, exigem abordagens de adoção ágeis do sistema operacional, com isso as considerações que nos ajudarão a determinar o melhor caminho para a implantação do Windows em sua empresa, dependendo não apenas da versão do Windows que está em uso no momento, mas de como podemos interferir para agregar valor a processo de migração.

E seu estivermos em um processo de migração para o Windows 7, nesse momento? O que devemos fazer?

Se nesse momento sua empresa está planejando migrar para o Windows ou se já está em fase de implantação, acreditamos que esse processo deverá ser mantido, sendo um dos grandes motivos para essa afirmação, o fato do suporte ao Windows XP está definido para terminar em 8 de abril de 2014.

Um cenário híbrido com Windows 7 e Windows 8, também pode ser muito interessante, principalmente com uso de dispositivos móveis como falamos inicialmente. Com a chegada dos novos tablets Surface (da Microsoft) e com os tablets de outros fabricantes seja com o Windows 8 Pro ou Windows 8 RT, assim como os Windows Phone 7.8 e Windows Phone 8, o Windows 8 e o Windows 7, reduz de maneira significativa o impacto quanto a passagem de conhecimento aos usuários, pois os mesmos poderão se beneficiar dos novos recursos do Windows 8.

Devemos considerar a plataforma de desenvolvimento de aplicativos para o Windows 8, assim como o uso de Tablets, provendo mobilidade para os usuários e também o BYOD no local de trabalho. Acredite, isso melhora muito a relação entre os usuários e a produtividade dos mesmos. Afinal, quantos de nós usam dispositivos como esse no trânsito, em ônibus, metrô, táxi e outros? Quantos acessam seus e-mails em Smartphones, como o Windows Phone?

Pensando na infraestrutura de TI e nos principais recursos do Windows 8 para cenários adequados de adoção do Windows 8, em paralelo ao Windows 7, podemos incluir o Windows To Go, o DirectAccess, os avanços nos recursos de segurança, como o uso de criptografia, além das melhorias de VDI (virtual desktop infrastructure, ou simplesmente, infraestrutura de área de trabalho virtual) além de outros recursos do sistema operacional.

Recomendo a leitura dos seguintes documentos, nos links abaixo:

Boa leitura e bom trabalho!

Tags: Desktop

Viewing all articles
Browse latest Browse all 8688

Latest Images

Trending Articles



Latest Images

<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>